sexta-feira, 29 de julho de 2011

Insucubi - Movimento Cultural


Origem: Fusão de diversas sub-culturas do Rock n' Roll; um grupo antigo de rockeiros, identificados com valores libertinos e contestatórios do rock, resistem à crescente comercialização do rock e sua transformação em produto de consumo, criando um grupo próprio que elabora sobre os caminhos que o rock seguia e decide atuar ativamente contra isso, ganhando calmamente novos rockeiros para suas concepções; acabam, enfim, fundindo parte de algumas sub-culturas locais, a saber, a maioria dos Punks, a totalidade dos Grunges, parte dos Hards, parte dos Classic Rockers e maioria dos Headbangers e formando um novo estilo.

Localização: Detroit, Michigan - EUA

Expressão Artística: Música (Rock n' Roll), mas também dão valor à literatura (tanto normal quanto fantástica; tanto em prosa quanto em poesia)

Filosofia:
O mundo é uma grande estrutura de dominação, que se manifesta desde grandes coisas, como governos e guerras, até pequenas coisas, como a indiferença entre as pessoas. Esse mundo se estrutura em cima principalmente do dinheiro e do mercado e os dois são interligados e fundamentos do próprio mundo como é, ou seja, a Ordem. Eles são contra tudo isso.
Essa ordem é divina, assegurada por Deus nas suas mais diversas concepções e o é na Bíblia, logo, ela é boa. Portanto, criticar e questionar essa ordem é ser mau. Eles se consideram maus, portanto, e acham que o que querem vai contra a vontade de Deus.
Eles não acreditam no sobrenatural afetando a vida cotidiana das pessoas, por isso, consideram que Anjos e Demônios existem, mas são pessoas de carne e osso, que cumprem o papel de ajudar ou prejudicar a Ordem divina. Por isso, eles se consideram Demônios. Logo, eles dizem que são Satanistas, mesmo que não louvem Satanás e alguns nem acreditem que ele existe.
Eles questionam os valores da sociedade comum e os tratam como valores cristãos. Para eles a sociedade se baseia em valores que prejudicam a vida das pessoas, por exemplo: competição, indiferença, moralismo, submissão, família, ambição, preconceito, machismo, homofobia, racismo, etc. Eles, portanto, cultivam entre si o oposto de tudo isso.

Estilo de Vida:
A vida dos Insucubi é geralmente comum, só que seguindo seus preceitos. Eles em geral trabalham e estudam (até costumam ir bem na escola, mesmo sendo costumeiramente bagunceiros e encrenqueiros) e entendem a importância das duas coisas. Eles gostam da vida urbana e primam por sair de casa cedo (até para os padrões americanos). Costumam interagir apenas entre si, apesar de vez ou outra se aproximarem de pessoas que eles entendem que se aproximam de suas concepções.
A maioria deles tem bandas, mas não querem tornar isso seu sustento. Muitos deles produzem obras artísticas de vários tipos, mas não se preocupam de vendê-las.
A maioria tem graves problemas com a família; e eles próprios não constituem familias.
É comum que eles morem juntos, em repúblicas em apartamentos alugados ou na casa de um deles. Em geral, essas casas são bagunçadas e têm visitas freqüentes de vários Insucubi, em vários horários do dia, mesmo que não haja nenhum morador na casa (e eles não roubam uns dos outros por isso). Esses visitantes costumam ajudar os moradores nos afazeres de casa quando preciso e mesmo contribuem com a comida e compras.
Vivem, em geral, uma vida agitada com muita socialização e arte.

Símbolos:
Eles costumam suar bastante símbolos satanistas, especialmente a cruz invertida e o pentagrama invertido. Eventualmente também usam a cabeça de baphomet (de bode) e caveiras.


Rituais:
Os shows de bandas identificadas com os Insucubi são sempre muito cheios por que a maioria deles vai, mesmo que não gostem de suas músicas.
Os eventos de rock que são somente Insucubi costumam ser uma mistura de festa, sarau, festival e orgia, com muito uso de drogas e prática de sexo, geralmente também com comida (especialmente carnes e churrascos), mas isso não faz com que eles deixem de dar atenção aos shows. É comum que, nesses eventos, inclusive, eles exponham suas obras de arte, principalmente poesias, que façam um esquema de jam (as pessoas que sabem tocar pegam os instrumentos disponíveis e tocam alguma música que eles conheçam) e que muitas vezes cantem palavras de ordem próprias ou não, como num protesto.
Quando têm contato com um álbum novo de alguma banda que eles gostam, é comum que eles se reúnam com as letras em mãos (ou nos computadores), para ouvir o álbum na ordem e seguindo as letras. Isso geralmente envolve muito silêncio e concentração, mesmo que eles não deixem de manifestar seu apreço pela música. Normalmente, depois disso, eles discutem o álbum do ponto de vista musical e filosófico.
Eventualmente, eles organizam festas que não têm um caráter artístico tão forte, mas no qual geralmente o uso de drogas, álcool, a comida e a prática de sexo são todos fartos.
Todos esses rituais têm um caráter informal muito forte, geralmente acontecendo em casas de Insucubi ou em terrenos baldios.

Tradições:
É normal que eles tenham alguns locais que são territórios demarcadamente deles. Esses lugares são alvo comum de batidas policiais, mas não raramente se tem alguma prova contra eles. Lá, eles se reúnem, bebem, às vezes usam drogas, se pegam, cantam e conversam. Nesses locais, são adimitidos quaisquer indivíduos de culturas alternativas com as quais eles simpatizem ou pessoas normais (que, geralmente, evitam esses lugares), mas são expulsos na base da violência quaisquer membros de grupos que eles rejeitem (isso inclui pequenas autoridades, especialmente pastores, ou, o que é mais freqüente, Skinheads). Esses locais variam desde bares, até becos e esquinas, passando por bares. Mesmo gangues costumam não passar por esses lugares.
Quando vão atuar em algum protesto ou atividade que envolve grupos externos, é normal que eles andem juntos e conversem entre si antes de tomar qualquer decisão relacionada com a atividade.
É normal que eles estudem juntos e até montem grupos de estudo.
Eles são, em geral, extremamente responsáveis com as coisas que dão valor: bandas, grupos de estudo, protestos e encontros, em especial.

Práticas:
Eles são altamente promíscuos. Para eles a prisão da sexualidade é uma coisa divina, logo, eles devem viver a sexualidade de maneira livre. Isso faz com que haja entre eles uma grande igualdade de atitudes entre homens e mulheres, uma grande variedade de taras sexuais, muito sexo entre os membros, envolvidos ou não, relacionamentos predominantemente abertos, a prática, às vezes, de orgias e um grande respeito pelas limitações sexuais dos membros mais novos.
Eles são altamente companheiros entre si. Eles cultivam a sinceridade, a solidariedade e o diálogo como bases de sua relação com os outros, especialmente os outros Insucubi - isso também se manifesta no grande valor que dão uns aos outros e na grande preocupação que têm com o bem-estar dos seus conhecidos. Eles são altamente compreensivos e escondem pouco do que pensam/sentem dos outros, mesmo sabendo que os outros consideram errado. Eles, em geral, se sentem muito bem entre si e algumas pessoas de fora acabam se aproximando deles em função disso. Ao mesmo tempo, isso se manifesta em muitos deles manterem relacionamentos abertos poliamoristas, em que eles podem se relacionar afetiva e organicamente com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.
Eles são altamente intelectualizados. Eles cultivam o conhecimento e a cultura entre si, especialmente a leitura. Ao mesmo tempo, costumam ir em teatros e museus (sem mudar sua conduta por causa disso). Eles consideram importante conhecer bem o mundo e debatê-lo, inclusive por que crêem que essa seja a forma mais apropriada de encontrar problemas na ordem divina e nos designos de Deus, bem como pra se proteger das tentativas de anjos de recolocá-los no caminho de Deus.
Eles são altamente contestadores. Eles cultivam a resistência a desmandos, a desconfiança com autoridades e a crítica permanente. Eles costumam, portanto, se envolver em protestos e arranjar problemas com chefes e autoridades (mesmo as informais). Ao mesmo tempo, costumeiramente eles sofrem conseqüências por isso. É normal que eles se aproximem de teorias minoritárias e concepções de esquerda. Ao mesmo tempo, isso faz com que eles rejeitem preconceitos em geral (sendo, portanto, em geral, feministas, pró-LGBT e anti-racistas).
Eles são, também, bastante alternativos. Mesmo que a maioria trabalhe e more em apartamentos alugados ou próprios, eles costumam ter uma postura "largada", falam muitos palavrões, usam muitas gírias, se vestem de maneira extremamente incomum e bem rockeira (geralmente num misto de estilos headbanger da década de 70, punks e grunges), tudo isso em praticamente todas as situações (exceto, principalmente, quando procuram emprego). Ao mesmo tempo, eles rejeitam o consumismo e os grandes gastos, mesmo que não conflituem necessariamente em alguns deles terem bons empregos, contanto que sejam conseqüência de uma escolha não voltada para o mercado.
Eles são altamente imorais. Para eles, não há nenhum problema em mentir para os pais ou autoridades (apesar de serem contra a mentira entre si e com pessoas oprimidas em geral), nem fazer furtos de lojas, nem usar da violência para proteger alguém, a si mesmos ou simplesmente enfrentar a presença e/ou ação de grupos com os quais tenham rivalidades.
Tudo isso faz com que eles tenham grandes rivalidades com os grupos Skinheads, especialmente os skinheads fascistas, policiais, políticos em geral (especialmente os de direita), sacerdotes e grupos conservadores em geral.

Algumas Temáticas Narrativas:
 - Problemas com a família;
 - Questões filosóficas/Dúvidas morais;
 - Perseguição e Preconceito;
 - Enfrentamento com outros grupos (especialmente skinheads);
 - Superação particular de entraves morais;
 - Sexualidade;
 - Uso e abuso de Drogas;








Para entender melhor este movimento cultural, procure informações nos seguintes temas:
- Rock n' Roll (especialmente Punk, Grunge, Heavy Metal, Classic Rock e Hard Rock);
- Rock Underground;
- Liberdade Sexual;
- Drogas;
- Poliamor;
- Anti-capitalismo;

Nenhum comentário: